12 Dicas para comprar um imóvel na planta e fugir dos problemas.

Marco Antonio      quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Vamos ás 12 dicas para comprar um imóvel na planta e fugir dos problemas.

A compra de uma imóvel na planta, os famosos lançamentos, é uma ótima forma de comprar seu imóvel, mesmo dispondo de pouco dinheiro, mas claro desde que tenha condições de financiamento ou quitar o imóvel na entrega das chaves.

Mas claro, apesar de ser fácil, envolve alguns cuidados exatamente para que esta facilidade não leve seus sonhos para o pesadelo do prejuízo.

Vamos ver as DICAS  para se precaver dos pesadelos;

01) PLANEJAMENTO

É, as vezes, compramos imóveis também por impulso e isto pode nos dar dor de cabeça e claro, pequenos prejuízos, mas evitar isto é fácil, faça um planejamento.

Defina o que você realmente precisa.

                Dormitórios / metragem/vaga/lazer/etc.

Veja qual a sua possibilidade de comprometimento de renda.

Faça um analise dos bairros que atenderia assim terá mais possibilidades de negócios.

02) VISITAR OS LANÇAMENTOS (STANDS DE VENDAS)

Sim, você já fez seu planejamento, agora é hora de visitar os projetos que você viu pela internet, jornais, TV, anúncios e etc.

O que você deve olhar neste momento nos projetos?

  • Localização (olhe a vizinhança, veja o que tem perto e o que pode vir a ter;
  • Olhe bem as plantas e veja se tem ventilação nos banheiros;
  • Se tiver maquete olhe o projeto , área de lazer e quais os acessos;
  • Veja qual a planta que atende e peça para ver onde ficaria localizada no prédio (maquete ou foto) para que possa saber o que terá na sua frente (evitar o bom dia vizinho!!).
  • Se tiver decorado é ótimo para ter uma ideia da dimensão e sempre compare o apartamento com a planta para saber se o que está vendo em termos de estrutura e não móveis está na planta.
  • Peça o preço e condições de pagamento

**Importante peça para o CORRETOR que está lhe atendendo anotar tudo no folheto ou algum papel que tenha o nome dele e se não tiver o numero do CRECI você mesmo anota ao final ou peça cartão.

E vá repetindo este procedimento em todos para em casa com calma analisar qual ou quais as melhores opções dentro do que você planejou.

03) CUIDADOS NA HORA DA VISITA AOS LOCAIS DE VENDAS

Falando sobre atendimento nos locais de vendas, fique atento a este detalhe;

Os locais de vendas  têm corretores de imóveis que estão lá obviamente para lhe dar as informações corretas, legais e completas sobre todo o negócio, dos detalhes do projeto, área de lazer, área comum, arredores e as condições de pagamento.

Por isto é muito importante que você seja atendido por um corretor legalizado, ou seja, que esteja devidamente registrado no órgão que representa a classe CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).

Este registro garante que se for necessário acionar, seja por qual motivo for, você poderá se dirigir ao CRECI de sua cidade e formalizar um denuncia ou mesmo localizar o corretor e os dados de contato do mesmo pelo site o CRECI é exatamente como funcionam as demais ordens como dos médicos, advogados e etc., se está inscrito e legalizado está de acordo com a lei, caso contrario você pode receber informações erradas e ter problemas para resolvê-las.

Peça sempre para ser atendido por um corretor com CRECI e exija a carteirinha da ordem, ou você iria para uma mesa operação com um “estagiário”, tudo bem que não corre perigo de vida, mas certamente de prejuízo financeiro sim!

04) ANALISANDO AS ESCOLHAS

Muito bem, agora que você escolheu os imóveis que gostou e estão dentro de seus planos, vamos investigar!

Sim, existem como em qualquer ramo boas e más empresas, e no mercado imobiliário não é diferente.

No seu panfleto procure quem é a incorporadora e construtora as vezes são as mesmas outras vezes são empresas diferentes e não confunda com a empresa de vendas que em geral é uma terceira que está no local somente para fazer a venda (no caso as responsáveis pelos corretores).

Entenda que não basta a informação do corretor de que a empresa construtora é boa, pesquise você, independente, de como lhe falei anteriormente, o corretor ser responsável pela informação ainda assim o melhor é evitar dores de cabeça.

Com o nome da construtora e incorporadora vá á internet e consulte, veja no reclame aqui, PROCON e nos resultados das consultas veja se tem muitas reclamações e quais os tipos de reclamações.

Não se deve ficar em pânico se encontrar algumas reclamações, pois algumas empresas entregam centenas de apartamentos e pode ser que alguém não fique satisfeito ou não tenha tido o cuidado de fazer o mesmo que você fez e na hora da entrega viu que a planta era diferente do que ele viu no decorado.

Mas se as reclamações são varias em termos de atraso, de rachaduras, vazamentos e etc., melhor fugir, principalmente se não forem no mesmo projeto, mostra que o padrão de construção é ruim.

05) DEFININDO QUAL COMPRAR

Se você teve a sorte de ter mais do um imóvel para escolher, dentro de tudo que vimos até agora, perfeito e fique feliz por isto, agora o que tem que fazer definir em ordem de preferência qual será a primeira escolha a segunda e assim sucessivamente.

Ainda com alguma duvida, entre em contato com o corretor que lhe atendeu no local e marque com ele um retorno para tirar alguma duvida se for necessário ou resolva estas duvidas por telefone, mas fale sempre com o mesmo corretor que lhe atendeu, exceto claro se ele não foi profissional o suficiente, você tem a prerrogativa de escolher ser bem atendido, mas o ideal é que se mantenha o mesmo.

Lembrando que caso altere de corretor, repassa as etapas de marcação de tudo o que for tratado e combinado com este novo corretor.

6) O QUE PEDIR ANTES DE FECHAR

 Peça uma cópia do memorial de incorporação da obra este documento prova que o projeto está regular e o projeto aprovado pela prefeitura.

A lei 4591, de 1964, determina que, antes de iniciar qualquer negociação imobiliária, as incorporadoras devem registrar no cartório de imóveis um conjunto de quinze documentos. Entre eles estão a prova da propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado pela prefeitura, o cálculo exato da área do imóvel e a descrição do acabamento e material utilizado na construção.

Conforme falamos anteriormente tudo o que você viu no decorado pode não ser realidade no momento da entrega e somente no memorial descritivo é que você terá estas informações, pois é muito fácil se encantar com a decoração dos apartamentos em exposição ou com as promessas dos corretores, confira o memorial antes de finalizar, evitará surpresas.

Sobre a cópia do contrato, em geral alegam que é padrão, sabemos que tudo bem, pois se houver clausulas abusivas você está protegido por lei, mas será mais uma dor de cabeça e provavelmente custos que você não queria ter, portanto peça uma copia e veja quais as clausulas você tem duvida e marque com o corretor e o departamento jurídico, pois neste caso é, assim como citei anteriormente, passar a responsabilidade a quem de direito, comercial é com o corretor de imóveis, jurídico é com um advogado e este deverá estar presente no ato da assinatura do contrato para elucidar as duvidas pertinentes.

Você pode enviar ás duvidas por escrito ao correto, este tratará de responder e no dia de assinatura do contrato você pode confrontar as respostas novamente, evitando divergências pós assinatura.

 

7) VISITE O LOCAL DA CONSTRUÇÃO

Pois é, nem sempre o local da obra é o mesmo em que está o plantão de vendas e muitas vezes não nos atentamos a este detalhe.

Não cometa este erro,  as vezes o plantão está em uma rua e o corretor mostra o terreno atrás, mas não fica claro que a entrada é por outra rua e que é diferente de onde você está, pode ter acesso difícil,  problemas de enchente, iluminação entre outras.

Antes de fechar, vá ao local, confronte a implantação, veja onde ficará teu apartamento no terreno, não tenha preguiça, afinal é onde você vai morar nos próximos anos e não alugar e sair se não gostar.

8) USE A MAQUETE PARA ENCAMINHAR PARA ASSINATURA

Você já viu o terreno, agora com a imagem na cabeça, volte a maquete e verifique onde está seu apartamento, veja se na frente da janela tem muitos galpões, sinal de que poderá em breve ter um prédio bem na frente.

Veja a insolação, apartamentos da face sul tem menor insolação, nos da face norte sempre bate mais sol.

Olhe bem a maquete e verifique se as áreas comuns virão equipadas e decoradas, isto pode representar um custo á menos no futuro ou não!

9) FECHANDO O CONTRATO

Parabéns, agora é a hora de relaxar e fechar o contrato, apesar de parecer um momento tenso na maioria dos casos, quando você estudou bem e fez todos os passos até aqui, não há mais duvida e agora é hora de dar o passo para realizar o que planejou, mas sem claro se descuidar.

Conferindo o contrato;

No contrato, devem constar os dados pessoais do proprietário e do comprador; descrição do imóvel: número do registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóvel: valor total do bem; forma de pagamento; periodicidade e índice de reajuste durante a construção e após a entrega das chaves (não pode ser TR, moeda estrangeira e nem salário mínimo) data-base do contrato; dia do vencimento e local de pagamento; penalidade por inadimplência (não pode ser superior a 2%); valor do sinal se houver e, ainda, todas as condições prometidas pelo vendedor. O contrato deve ser assinado pelas partes e por duas testemunhas.

Por ser imóvel na planta, além dos dados acima, o contrato deve informar o prazo para início e entrega da obra e a quem caberão as despesas com ligação de serviços públicos (energia, água, esgoto e gás).

Assim como deve estar anexada ao contrato a planta do imóvel, confira se é a mesma que até então estava em mãos, memorial descritivo e a forma de pagamento acordada.

 

10) MONTANDO SUA PASTA DE COMPRA

Monte uma pasta de compra e guarde todos os panfletos, material publicitário do empreendimento, folhas de contas, e-mails trocados, respostas enfim tudo que fez parte desta negociação.

Isto, se necessário, será usado como prova do que foi oferecido e caso haja algum problema no futuro, você poderá, pelo Código de Defesa do Consumidor, rescindir o contrato, com o direito à restituição de quantia antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos; exigir o cumprimento forçado da obrigação; ou aceitar outro produto equivalente.

Junte à estes materiais o contrato devidamente registrado, mais as plantas do apartamento e o Memorial Descritivo que como mencionei é um documento importante para assegurar seus direitos na data de entrega, pois descreve o material de acabamento que será utilizado no imóvel e nas partes comuns do prédio (qualidade, marca, especificação, etc.).

Lembre-se as vias originais do contrato e do Memorial Descritivo devem estar datadas e assinadas por ambas as partes.

11) VISTORIA DE ENTREGA DO IMÓVEL

Na vistoria que é realizada antes da entrega do imóvel, fique atento a todos os detalhes. Verifique se a construtora cumpriu tudo o que foi apresentado no projeto durante o lançamento no estande de vendas, tanto no que se refere ao seu apartamento quando ao prédio.

Tenha o Memorial Descritivo em mãos para conferir o prometido e o entregue.

Se houver algo errado, relate no momento para a pessoa que acompanha a entrega, peça cópia do que está errado (com assinatura de quem está recebendo a reclamação).

Somente receba as chaves e dê aceite na entrega após os problemas sanados.

 

12) GARANTIA

O imóvel tem 5 anos de garantia contra defeitos de construção e não de uso; por exemplo, um entupimento do ralo, não é vicio da construção, exceto se ocorrer por obstrução logo nos primeiros dias de uso, mas um vazamento na parede, rachadura interna, queda de azulejos e etc., são sim erros construtivos.

Sempre faça a reclamação de modo formal, mesmo que ligar e for informado que será resolvido, formalize por e-mail a conversa, nome da pessoa, data e assunto tratado e a solução que lhe foi informada.

Seguindo estas 12 dicas para comprar um imóvel na planta e fugir dos problemas, dificilmente terá dificuldades em seu novo lar!!

Espero que tenha lhe ajudado, qualquer duvida eu e equipe estamos á disposição.

Grande abraço

Atenciosamente;
 

Marco Antônio e Equipe ALM

Blog: www.aoladodaestacao.com.br
Site: www.aoladodometro.com.br
CRECI-SP nº 094024

 

Ultimos Artigos 



MELHORES LANÇAMENTO AO LADO DAS ESTAÇÕES

 

MELHORES LANÇAMENTOS AO LADO DAS ESTAÇÕES


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DAS ESTAÇÕES


MINHA CASA MINHA VIDA

MONOTRILHO LINHA PRATA


AO LADO DO METRÔ VILA PRUDENTE

MINHA CASA MINHA VIDA