8 dicas de como se planejar para comprar o seu imóvel

Marco Antonio      segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

8 dicas de como se planejar  para comprar o imóvel dos sonhos

Já comentamos em outros  artigos a importancia de dar atenção ao planejamento para não ter prejuízo, hoje vamos focar o planejamento financeiro.

Leia também  “12 Dicas para comprar um imóvel na planta e fugir dos problemas.”

8 DICAS PARA SEU PLANEJAMENTO.

DICA 01

LEIA O EBOOK

A compra de um imóvel sempre gera uma expectativa muito grande e por isto é preciso cuidados para não cometer erros e perder muito dinheiro.

 Por isto a primeira dica certamente é a leitura do Ebook  “CUIDADOS  NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL-GUIA PASSO A PASSO”  .

Vai facilitar em muito a sua organização para a compra do imóvel sem gerar muito estresse.

Lembre-se uma compra feita da forma errada poderá influenciar por anos a sua vida e de sua família, portanto a leitura deste ebook gratuito irá lhe dar mais tranquilidade.

 

DICA 02

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Acredito que nada se faz sem um bom planejamento financeiro, até mesmo um passeio, então imagina a compra de um imóvel.

Um imóvel certamente não é item barato,  portanto  sempre tenha em mãos seu orçamento financeiro, use uma planilha para anotar os ganhos e as despesas para que tenha uma idéia real de quanto irá sobrar ao final do mês.

 Com base no orçamento você saberá quanto está sobrando e qual o valor que pode ser melhorado para ter mais saldo, quais os esforços terá que fazer e tente manter um percentual mínimo a ser poupado mensalmente.

Caso não esteja sobrando, você terá que traçar um valor mínimo mensal  e, sempre que possível, aumente o valor, mas não diminua, pois irá colocar em risos os seu planejamento.

Já se sabe o poder que um habito tem para transformar as pessoas, faça do poupar um hábito e verá que é possível,  anote todos os gastos e verá que muitos são possíveis de cortar, sem que isto represente uma crise.

 

DICA 03

INVISTA SEU DINHEIRO

Não deixe dinheiro parado na conta corrente, isto é bom só para os bancos.

Já deve ter ouvido falar que dinheiro parado ´sinonimo de prejuízo!

Portanto mesmo que seja na poupança, ainda assim é melhor do que nada, aliás nada não, menos algo, pois temos inflação e se você não atualizou o valor então perdeu!

Também não vai sair aplicando o dinheiro em i9nvestimentso que você não domina, mesmo porque, já que vai investir im imóvel futuramente, se não for oloar na poupança oloque em algum investimento de baixo riso e que lhe garante ganhos estáveis e previsíveis.

Li, estes dias que títulos públicos do governo rendem mais do que a poupança com a mesma segurança e oferecerem boa  liquidez e prazos, mas é sempre bom pesquisar, só não deixar parado está ótimo.

 

DICA 04

ESCOLHA O IMÓVEL

Em nosso e-book abordamos este assunto e também no artigo “Imóvel Novo Ou Usado...Qual A Melhor Opção (parte I e II)”, vale a pena uma leitura vai aprofundada.

As diferenças entre um tipo e outro são diversas e como detalhamos nos artigos nem sempre será vantajoso a compra pois apesar de serem mais baratos, tem-se que examinar  minuciosamente as condições das:

  • instalações hidráulicas,
  • fiação elétrica,
  • lajes,
  • telhados,
  • pisos,
  • revestimentos e
  • a estrutura construtiva

Já os riscos de um imóvel novo estão nas questões de documentação do projeto e mesmo da idoneidade da construtora e são, claro um pouco mais caros que os usados.

 

DICA 05

ESTUDE A MELHOR FORMA DE PAGAMENTO

Basicamente pode-se comprar o imóvel por financiamento imobiliário, consorcio ou á vista com recursos próprios.

No artigo “Financiamento De Imóveis, Saiba Mais!”, descrevemos bem as formas e opções de financiamento para que possa entender qual a melhor forma.

Dê uma atenção especial aos especialistas que indicam que a parcela do financiamento não deve ficar acima dos 20% de sua renda mensal.

 

Use seu FGTS para ajudar a amortizar as parcelas ou o valor, para saber mais sobre uso do FGTS, índico o artigo “Como Usar o FGTS Para Compra De Imóvel “

Neste artigo tem muitas explicações para te ajudar a usar o FGTS de forma correta e também mostra em quais situações é possível  o uso do FGTS.

Consorcios tem se mostrado como uma ótima alternativa de comprar para quem não tem muita pressa na compra, entretanto é bom se ater as regras (pois ficando inadimplente não participa nem de sorteio e nem dar lances) .

E claro esteja atento a idoneidade da empresa de consorcio para não ter prejuízos.

Quanto ao pagamento om recursos próprios não se tem muito o que falar, exceto tomar todos os cuidados que mostramos em nosso ebook “como comprar imóveis” para não cair em armadilhas e em golpes de estelionatários.

 

DICA 06

ATENÇÃO AS DEMAIS DESPESAS DA COMPRA DE UM IMÓVEL.

No artigo “Custos Na Compra De Imóveis” você encontra todos os custos envolvidos em uma compra de imóvel, seja ele novo ou usado.

 Fique alerta, pois os gastos com a aquisição de um imóvel não se limitam apenas ao valor das prestações e do financiamento, além das taxas de transferência, documentação, taxas de encargos bancários e impostos ainda tem também as despesas recorrentes com manutenção, IPTU, seguro, condomínio, entre outros.

Não ignore estes valores, pois são razoavelmente altas e obrigatórias, portanto faça uma reserve financeira  para cobrir esses custos.

 

DICA 07

FAÇA OS PASSOS COM CALMA E ATENÇÃO.

É claro que a vontade de comprar um imóvel, principalmente se for o primeiro é sempre muito alta mas  tenha calma e não se apresse para escolher, faça o passo a passo inicial que mostramos no ebook gratuito “COMO COMPRAR SEU IMÓVEL PASSO A PASSO”

Analise todas as alternativas, compare com as suas necessidades, as oportunidades são frutos de pesquisas e bom acompanhamento.

Não esqueça que para financiar seja ele novo ou usado é necessário ter uma reserva inicial entre 20% a 30% do valor do imóvel.

 

DICA 08

BUSQUE UM PROFISSIONAL

O mercado imobiliário é muito dinamico e para encontrar boas opções, seja de compra ou locação contar com um profissional da área é uma grande ajuda.

E, antes de mais nada um profissional do setor imobiliário deve estar legalmente insrito no órgão que regulamenta a categoria que é o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), assim como os advogados, médicos, contadores e etc, é importante a pessoa ser credenciada e te apresentar a carteira (similar ao modelo abaixo) com a data válida.

Obs: As carteiras de um ano são válidas até abril do ano seguinte.

E contar com ajudar de um profissional é importante em vários aspectos mas um ponto importante é que o profissional seja  um corretor autônomo ou ligado a uma imobiliária e não a uma construtora pois, desta forma, ele poderá te apresentar diversos projetos sem estar preso a uma única construtora.

Em nosso artigo sobre “CORRETORES DE IMÓVEIS, SUA IMPORTÂNCIA”, você poderá conhecer melhor o profissional e seu trabalho.

E também entender que com um atendimento por um profissional  credenciado você estará respaldado nas informações por ele passada, respondendo civil e criminalmente por qualquer erro intencionalmente cometido, as chances de cair em um golpe, são enormes quando se faz “direto com o proprietário” é em geral uma tentativa de economia que pode custar muito caro.

Espero que tenha lhe ajudado, qualquer duvida eu e equipe estamos á disposição.

Grande abraço

Atenciosamente;
 

Marco Antônio e Equipe ALM

CRECI-SP nº 094024

Ultimos Artigos 



MELHORES LANÇAMENTO AO LADO DAS ESTAÇÕES

 

MELHORES LANÇAMENTOS AO LADO DAS ESTAÇÕES


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DAS ESTAÇÕES


MINHA CASA MINHA VIDA

MONOTRILHO LINHA PRATA


AO LADO DO METRÔ VILA PRUDENTE

MINHA CASA MINHA VIDA