HOME

Comprar Imóvel Pelo Programa Casa Verde e Amarela Passo a Passo.

Marco Antonio      sábado, 19 de dezembro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Comprar Imóvel Pelo Programa Casa Verde e Amarela Passo a Passo.

O programa Casa Verde e Amarela foi lançado no dia 25 de agosto pelo Governo Federal para suceder o Minha Casa Minha Vida e uma das suas principais novidades é a redução das taxas de juros cobradas ao financiar um apartamento.

Para conhecer mais detalhes sobre o Programa Casa Verde e Amarela, lei este artigo:

O QUE É O PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA?

É sem dúvida uma excelente oportunidade para comprar o primeiro imóvel, sair do aluguel e criar patrimônio com uma taxa de juros baixa, prazo para pagamento tanto da entrada quanto das parcelas e tem condomínios muito bem localizados, veja algumas opções perto de estações de metrô, monotrilho ou CPTM no site abaixo:

AoLadoDaEstacao.Com.Br

 

E quais seriam as etapas para comprar seu apartamento pelo programa Casa Verde e Amarela?

Primeiro é importante que leve em consideração que se trata de um financiamento imobiliário e, desta forma, assim como em qualquer financiamento imobiliário, existem regras e especificidades que precisam ser levadas em conta.

 

Neste artigo trago para você as principais etapas pelas quais você irá passar para realizar teu sonho de ter um imóvel financiado pelo programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), acompanhe e qualquer dúvida acesse nossa equipe!

 

PASSOS

Decidir comprar e se preparar para esta etapa:

É importante que você entenda a sua situação atual ou mesmo das pessoas que estão envolvidas na compra, já que você pode compor renda com outras pessoas.

  • Saber quanto tem de entrada.
  • Qual o valor do seu FGTS disponível.
  • Qual a renda que consegue comprovar.

Organizar a documentação

Infelizmente acontece muitas e muitas vezes da pessoa perder o apartamento com vista ou andar ou mesmo a planta que queria porque não estava com a pasta de documentos completa e como mencionei aqui o sistema de financiamento é igual para todos, portanto quem estiver organizado e pronto acaba tomando a preferência.

E não é punição da instituição financeira, mas é porque sem a entrega de todos os documentos necessários torna-se impossível fazer as avaliações financeiras e liberar, então, o crédito imobiliário.

Para não errar segue a lista abaixo de documentos e já garantir que tudo está certo e lembre-se:

Se for fazer composição de renda familiar que envolva a participação de outros, os documentos de todos devem ser entregues.

 

  • RG, CNH e CPF;
  • carteira de trabalho;
  • cópia da CLT;
  • carteira de identificação profissional (OAB, CRM, CREA) com foto, caso haja.
  • certidão de casamento (se forem casados) ou certidão de nascimento (solteiros). No caso de divórcio ou separação, a certidão de casamento deve ser a averbada;
  • comprovante de residência;
  • declaração do IR;
  • comprovantes de renda referentes aos últimos seis meses.

 

Fazer a Simulação

A simulação do financiamento é um recurso é muito importante para que a decisão de compra seja tranquila e traga alegrias e não problemas.

Somente com a simulação em mãos é que você vai saber quanto poderá comprometer da renda, qual o valor que você conseguirá de subsidio*(veja abaixo o que é subsidio), qual o valor do imóvel que conseguirá comprar, de acordo com o valor de entrada e o tempo de financiamento.

**Subsidio habitacional é um valor dado pelo governo para as famílias de baixa renda. Essa quantia é como um desconto, usada apenas para comprar uma casa ou apartamento. Em resumo, o subsídio reduz o custo do financiamento, deixando as parcelas mais baratas, tornando possível que as famílias brasileiras de baixa renda conquistem uma casa própria.

 

Importante frisar que fazer a simulação não irá gerar nenhum compromisso de compra com a construtora ou com o corretor, mas serve para que você saiba exatamente o que pode procurar em termos de imóveis, em quais bairros, a melhor planta, o melhor custo x benefício, o condomínio que mais te agradar e assim por diante.

Com estes números em mãos você tem uma direção certa e conhecida do seu poder de compra, assim como também pode conversar com o corretor de imóveis para que te mostre como você deve proceder no caso de querer aumentar o valor, alterar as condições de compra o uso do FGTS e etc.

CONFIRA AQUI O NOSSO ARTIGO SOBRE USO DO FGTS

A sua jornada rumo á realização da casa própria tem inicio quando você sabe o que pode no momento e quais as ações que você tem que tomar para alterar estas possibilidades.

Esse recurso é muito importante para quem ainda está na dúvida sobre o impacto financeiro de um investimento de longo prazo, como é o caso da maioria das linhas de crédito

Escolha do imóvel

Agora você já tem toda a segurança para escolher seu imóvel e escolher onde será seu novo lar e para isto é importante levar em conta alguns pontos, tais como:

  • Pense na sua mobilidade e segurança;
  • Comércio, serviços e escolas estão próximos e acessíveis;
  • Veja se a região tende valorizar ou está isolada dos bairros;
  • Se assegure que a construtora seja idônea e já tenha outros projetos executados;
  • Observe o que o condomínio oferece, hoje você tem projetos do programa Casa Verde e Amarela, que oferecem condomínios incríveis com muito lazer para toda a família;
  • E principalmente, certifique-se que o corretor que está te atendendo é profissional regular registrado no órgão competente que é o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), peça o numero do CRECI e consulte no site abaixo:
  •  

*Para o estado de São Paulo

*Lembre-se: Somente um profissional regulamentado pode te dar o suporte pois tem um órgão regulamentador da profissão, afinal você não gostaria de ter ajuda de um advogado que não é registrado na OAB ou um médico sem CRM e assim por diante.

 

Finalizar a proposta e envio da documentação

Agora que escolheu o seu imóvel e fez a planilha de pagamento, ou seja, determinou os valores de entrada, parcelas, datas de pagamento e demais valores é hora de entregar a documentação ou até mesmo enviar a documentação pela internet, algumas construtoras disponibilizam esta comodidade e facilita para que não tenha que ficar andando com a pasta cheia de documentos e pode enviar tudo por imagem.

 

Assinatura do contrato

Em seguida você irá receber o contrato para prosseguir com as assinaturas que podem ser presenciais ou também digitais, exatamente como ocorre com o envio dos documentos e é plenamente reconhecido legalmente, desde que feito por plataformas autorizadas.

 

Assinatura do contrato de financiamento

Como seu crédito já foi aprovado no momento da sua proposta e assinatura do contrato, você já pode assinar o contrato do financiamento com o banco e agora é só aguardar seu lar ficar prontinho, receber as chaves e abrir as portas do seu novo lar para você e sua família.

 

Estes são os passos para que você tenha uma sequencia dos procedimentos e possa se orientar nos procedimentos, para que tenha o cuidado de não cair em armadilhas e ser atendida por falsos corretores e perder dinheiro que as vezes é resultado de uma vida de trabalho e economia.

Tenha a ajuda de um corretor de imóveis (regulamentado), assim você economiza tempo e consegue fazer os procedimentos de modo correto e não perde a oportunidade de comprar o imóvel que deseja no momento em que encontrar o apartamento dos seus sonhos.

Espero que este artigo tenha auxiliado e claro, se tiver dúvida entre em contato com nossa equipe e profissionais.

Atenciosamente;

Marco Antonio dos Santos

Especialista em Marketing Setor Imobiliário

Gestor Imobiliário

CRECI 94024

Sites:

Imóveis Programa Casa Verde e Amarela:

aoladodaestacao.com.br

Imóveis novos e usados:

aoladodometro.com.br

 

 

 

 

 

 


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

Imóveis Até 15 Minutos (a pé) Até Alguma Estação


TODO EMPREENDEDOR PRECISA TER UM WEBSITE 


*** GRÁTIS *** CURSOS DE MARKETING DIGITAL