HOME

Financiamento De Imóveis, Saiba Mais!

Marco Antonio      quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Já conversamos sobre o uso do FGTS no artigo COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR IMÓVEL , basicamente o financiamento imobiliário, assim como os demais financiamentos oferecidos pelas instituições financeiras são basicamente uma linha de crédito, sendo que esta é exclusiva para aquisição de um imóvel novo ou usado independente de seu uso ser residencial ou comercial.

O financiamento imobiliário tem se mostrado uma grande fonte de energia vital, não apenas para o crescimento do mercado imobiliário, mas para a economia de modo geral.

Para quem não está familiarizado com financiamento, vou apresentar um breve descritivo do roteiro de como se faz para obter um financiamento imobiliário;

 

Definir o imóvel desejado, conforme os passos iniciais que passamos no e-book gratuito COMO COMPRA UM IMÓVEL PASSO A PASSO, <

Usando os simuladores de crédito, você pode ter uma base de quanto irá pagar de parcelas e seguir em frente ou reavaliar o seu investimento e/ou o imóvel que busca.

 

Importante é entender que a simulação não é o exato, mas o aproximado e com isto em mãos fica mais fácil comparar os planos, propostas dos bancos e instituições financeiras, para defina o financiamento que mais se adequa à sua realidade.

 

 

Hora de ir ao banco.

Depois de feito a simulçao, você certamente irá entrar em contato com o seu banco e ver o que eles te oferecem, uma vez que você tem os demais pareceres fica mais fácil negociar, lembrando que não é necessário que você seja correntista de um banco para efetuar um financiamento imobiliário, apenas, no geral facilita e você consegue melhores taxas.

 

Certamente se você estiver fazendo estas etapas com ajuda de um profissional do mercado imobiliário, terá poucas preocupações em saber o que fazer, apenas em providenciar documentos e ir aos locais indicados, mas como sempre menciono, é bom sempre saber onde está pisando e os passos corretos.

 

Análises de Crédito:

 

Neste ponto serão pedidos seus documentos para verificação de renda se compatível com o que deseja financiar, no geral serão os seguintes documentos;

 

  • RG - Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação que conste foto
  • CPF – Cadastro Pessoa Física
  • Comprovante de renda –
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de estado civil
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União, extraídas do site da Receita Federal.
  • Além é claro do preenchimento da ficha cadastral que o agente financeiro irá lhe fornecer.

Após a entrega dos documentos apresentados para análise de crédito os agentes financeiros irão analisar, entre outras coisas, se o prazo, renda declarada, idade e características do imóvel para estudo da viabilidade de concessão do crédito e a adequação do imóvel escolhido estão dentro dos parâmetros da instituição financeira.

 

Análise Jurídica

 

Este é o ponto onde serão analisado os documentos do imóvel e do vendedor para a transação imobiliária seja segura e preserve todas as partes envolvidas, para tanto serão necessário os seguintes documentos (pode mudar um pouco de instituição para instituição).

 

Documentos do vendedor Pessoa Física

  • RG - Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação que conste foto
  • CPF – Cadastro Pessoa Física
  • Comprovante de estado civil
  • Comprovante de residência
  • Comprovante bancário
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União, extraídas do site da Receita Federal

 

E do Imóvel

  • Certidão atualizada de inteiro teor da matrícula do imóvel contendo: registro atual, ações reais e pessoais reipersecutórias e quaisquer outros ônus incidentes sobre o imóvel.
  • Comprovante de recolhimento do foro e laudêmio, se imóvel sob regime enfitêutico
  • Carnê do IPTU
  • Declaração de débitos condominiais (se for o caso)
  • Ata do condomínio que elegeu o síndico

 

Avaliação do imóvel

 

A avaliação do imóvel dá a garantia para o comprador de que o valor de compra do imóvel está dentro do valor de mercado praticado no local, na época em que a aquisição estiver ocorrendo e para tanto é enviado um avaliador credenciado pelo agente financeiro.

 

São vários aspectos que darão o valor final do imóvel, de acordo com os avaliadores, mas de modo geral se baseiam em transações similares em imóveis na região e claro nas condições técnicas do imóvel tais como qualidade da construção, idade do imóvel, aspectos gerais e vizinhança, entre outros.

Obs, Não tente influenciar o avaliador, além de não ser ético, ele tem um nome a zelar e qualquer tentativa diferente pode ser vista como tentativa de algum tipo de fraude e acabar surtindo um efeito diferente do que deseja.

 

Contrato de Financiamento e Registro em cartório

 

Finalizado a avaliação e estando tudo dentro do que sua proposta solicitava e informava acontece a aprovação do financiamento com a emissão do Contrato de Financiamento!

 

Parabens o imóvel é quase seu!

*rs...Sim Quase, agora é a parte fácil, mas tem custo, que é ir ao cartório pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis - ITBI e registrar o contrato no cartório de registro de imóveis.

Agora sim!

E não esqueça que logo após registrar o imóvel , você deve enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o financiamento ao vendedor e correr para pegar as chaves e providenciar o caminhão da mudança!!

Veja nosso artigo que fala sobre os tipos de financiamentos, TIPOS DE FINANCIAMENTOS

Grande abraço

Boas negociações.

Atenciosamente;
 

Marco Antonio e Equipe ALM

Blog: www.aoladodaestacao.com.br
Site: www.aoladodometro.com.br
CRECI-SP nº 094024


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

Imóveis Até 15 Minutos (a pé) Até Alguma Estação


TODO EMPREENDEDOR PRECISA TER UM WEBSITE 


*** GRÁTIS *** CURSOS DE MARKETING DIGITAL