HOME

Imóvel Novo Ou Usado...Qual A Melhor Opção ? (Parte I)

Marco Antonio      quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Comprar um imóvel novo ou um usado?

Certamente todos os corretores já ouviram esta pergunta, mas o que responderam?

Acredito que se perguntou a um corretor que trabalha com lançamentos (imóveis na planta) ele irá dizer e lhe dar alguns bons motivos para comprar um imóvel novo entretanto se perguntou a um corretor que trabalha com imóveis prontos a resposta será outra e este lhe dará outros tantos motivos para esta escolha.

Mas então, quem está certo?

Ambos! Sim, ambos estão certo, não apenas só por estarem defendendo o que eles vendem, mas também porque ambos tem vantagens e certamente desvantagens quando comparados às suas necessidades.

Portanto a pergunta que deve ser feita é o que você precisa e o que está ao alcance de sua compra e conforme menciono no e-book, gratuito, COMO COMPRAR SEU IMÓVEL PASSO A PASSO, estas informações você consegue encontrar fazendo os passos iniciais indicados.

Para facilitar vou fazer um “passeio” por alguns itens que julgo importante na hora de escolher e que certamente ao final irá deixar mais claro a melhor opção de compra para as suas necessidades.

 

Vamos analisar, neste artigo, os seguintes itens;

 PLANTA/PROJETO

 VAGAS DE GARAGEM

 SEGURANÇA

 ACABAMENTO E MOBILIA

 MANUTENÇÃO

E no Artigo Imovel Novo ou Usado...Qual a Melhor Opção (PARTE II), analisaremos estes itens:

 CONDOMINIO

 LAZER

 A COMPRA

 LOCALIZAÇÃO

 FINALIZAÇÃO

 

Vamos às analises:

PLANTA/PROJETO

As construtoras assim como os fabricantes de automóveis buscam colocar em seus projetos as tendências da atualidade com foco no comportamento e no publico alvo, assim temos hoje plantas mais elaboradas para o perfil do momento.

Veja por exemplo a questão da varanda, é comum nos projetos novos ambientes pequenos para ter espaço para uma varanda enquanto que nos antigos este espaço nem sequer era projetado, quarto de empregada é outro exemplo das modificações, é raro encontrar uma planta que tenham dependências de empregado (exceto os de alto e altíssimo padrão).

Olhando na direção dos ambientes é importante entender se deseja ambientes amplos ou mais ambientes.

Nas plantas antigas um imóvel, por exemplo de 80 ou 90m², teriam dois dormitórios, enquanto que nos atuais tem até quatro dormitórios em uma planta com 90m².

Varandas, seja esta com ou sem churrasqueira, integrada ou não a cozinha são espaços que foram “embutidos” em praticamente todas as plantas modernas e para as construtoras foi uma ótima solução pois, permite que se venda como parte aberta do imóvel, deixando assim o prédio maior com custos menores.

Em termos gerais os imóveis novos tem áreas menores, assim como altura do pé direito e consequente diminuição da insolação por ter janelas menores e nem sempre o padrão de construção tem a mesma qualidade que os antigos, apesar de ter a parte hidráulica e elétrica mais atualizada, enxuta e segura.

Quando visitar um apartamento decorado, lembre-se que ele foi feito para te impressionar e fazer os ambientes parecerem mais amplos do que são (não, eles não mudam a metragem, apenas usam moveis e espelhos que tornam esta visão mais ampla), portanto, o ideal é sempre imaginar o ambiente vazio, se possível visitar um apto pronto da mesma configuração.

VAGAS DE GARAGEM

Trabalhei em uma região que concentrava imóveis de alto padrão,  em sua maioria antigos e muito bem valorizados, não apenas pela localização, mas também pelo padrão de construção e era muito comum encontrar apartamentos com mais de 250m² com apenas uma vaga de garagem.

Nos projetos atuais ter apenas uma vaga para um imóvel com 250m² é inconcebível seria no minimo 3 vagas para esta metragem.

Em boa parte das cidades o atual plano diretor foca na "mobilidade urbana" limitando as vagas de garagem e "criando" novos corredores de ônibus e calçadas mais amplas, tornando a opção de encontrar imóveis com mais vagas de garagem próximas das avenidas e estações de metrô e trens, bem mais dificil.

Portanto vaga de garagem pode ser um item importante se não tiver intenção de usar transportes alternativos ou tiver necessidade de muitas vagas.

SEGURANÇA

Este é um ponto que faz muitas pessoas optarem por um apartamento em detrimento de uma casa de rua normal, pois por estatísticas o numero de assalto a casa é muito maior do que à apartamentos e em geral acontece no momento em que a pessoa está chegando ou saindo de casa e tem todo o tempo em abrir e fechar o portão sem que alguém esteja acompanhando este processo como é o que ocorre nas portarias dos edifícios.

Lembrando que os projetos novos se preocupam desde a elaboração do projeto levando em conta desde o melhor local para se colocar a guarita até itens de segurança como câmeras, portões de acesso e demais itens dependendo do padrão do condomínio.

Mas não quer dizer que os apartamentos antigos não tenham segurança, pois a possibilidade hoje em implementar sistema e até mesmo fazer adequações são bem mais acessíveis e menos honerosas do que alguns anos atrás.

Portanto é um item importante e que independente de ser novo ou usado deve ser observado com atenção e claro de acordo com o bairro e estilo do condomínio.

ACABAMENTO E MOBILIA

É sabido que gasta-se cerca de 15% a 20% do valor do imóvel em itens como piso, sistema de aquecimento, iluminação, box e demais itens para tornar o apartamento habitável e depois ainda tem os móveis que podem ser normais ou sob medida.

Já na compra de um imóvel usado, em geral, estes itens já estão no imóvel e dependendo da conservação ainda vir com bons armários embutidos e mesmo se precisar de uma reforma os gastos podem compensar quando comparados a um imóvel novo.

A leitura do memorial descritivo é importante, pois assim saberá se o apartamento novo virá com piso, louças, metais e quais os acabamentos e avaliar as opções dentro dos valores que você determinou no passo 2 do ebook.

É importante atentar também ao fato de que algumas construtoras possuem a possibilidade de personalização do apartamento ou mesmo da complementação, ou seja, desde a compra do projeto em lançamento ou obras (inicio) contratar a própria construtora para entregar seu apartamento pronto para uso é um item que o corretor de imóveis pode ajudar bastante a identificar tais opções.

 

MANUTENÇÃO

A manutenção é um ponto chave na escolha entre usado e novo, mas que se o comprador tiver alguns cuidados e uma boa orientação poderá ver facilmente se tem e quais podem ser os possíveis problemas e desta forma saber se vale ou não o investimento ou mesmo negociar um desconto em face as condições do imóvel.

Um imóvel usado pode ter apresentar problemas de infiltração, parte elétrica não adequada aos novos eletrodomésticos ou mesmo não suportar a enorme quantidade de equipamentos usados hoje em dia simultaneamente, mas que são de modo geral resolvidos facilmente.

Olhar atentamente os detalhes do prédio, tais como rachaduras, conservação do elevador, umidade na garagem podem significar custos altos no condomínio em breve.

Em um imóvel novo estas despesas podem até ocorrer mas por ser novo terá menos chance de ser uma despesa alta, além é claro de eventualmente contar com o periodo de garantia da construtora.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e previstas no Código Civil temos basicamente três tipos de garantia:

A primeira garantia que é a logo após a entrega do imóvel pela construtora e é válida por 3 meses e tem como objetivo é cobrir pequenos defeitos tais como problemas com janelas e portas emperradas, válvulas de descargas, torneiras e quaisquer outros pequenos problemas que tem soluções imediatas.

A segunda garantia que tem validade de 12 meses (sempre após a entrega das chaves pela construtora) e irá cobrir prejuízos com defeitos ocultos com encanamentos ou elétricos que não sjam derivado do mal uso por parte do morar.

E a ultima garantia que tem validade de 60 meses e cobre problemas que possam afetar a solidez e a segurança do imóvel, tais como comprometimento da estrutura, alagamento do subsolo e risco de queda do elevador.

No próximo email iremos ver outros itens que são importantes para analisar mais profundamente e dar mais parâmetros para que a sua pesquisa seja a mais elaborada possível e faça bons negócios.

Como sempre, este canal é seu, entre em contato, faça sua pergunta, critica, sugestão e elogios também serão bem vindos!

Obrigado, sucesso e boa semana.

Atenciosamente;

Marco Antonio e Equipe ALM

Blog: www.aoladodaestacao.com.br

Site: www.aoladodometro.com.br

CRECI-SP nº 094024


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

Imóveis Até 15 Minutos (a pé) Até Alguma Estação


TODO EMPREENDEDOR PRECISA TER UM WEBSITE 


*** GRÁTIS *** CURSOS DE MARKETING DIGITAL