HOME

Imóvel Novo Ou Usado...Qual A Melhor Opção ? (Parte II)

Marco Antonio      quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Imóvel Novo Ou Usado ? 

No artigo anterior Imovel Novo ou Usado...Qual a Melhor Opção?  Ver Artigo (Parte I) 

fizemos uma analise dos seguintes itens;

 PLANTA/PROJETO

 VAGAS DE GARAGEM

 SEGURANÇA

 ACABAMENTO E MOBILIA

 MANUTENÇÃO

E neste artigo vamos tratar sobre:

 LAZER

 CONDÔMINIO

 A COMPRA

 LOCALIZAÇÃO

 FINALIZAÇÃO

LAZER

Se ter uma imensa área de lazer que mais parece um clube é o teu item de desejo então nem adianta procurar imóveis antigos, pois em 90% dos imóveis com mais de 15 anos a área de lazer deixa muito a desejar comparado com os atuais.

Para uma família que tenha filhos a área de lazer pode ser uma ótima opção pois pode representar economia com clube ou mesmo em viagens para aproveitar o final de semana, assim como ótima opção para as férias das crianças.

Os novos condomínios possuem não só uma sala de ginastica, salões de festas e um jardim como ocorre em prédios mais antigos, mas espaços como playground, academia, salão de

jogos, sala de informática, piscinas, espaço mulher e muito mais.

Vale ressaltar que a quantidade de itens na área de lazer não é fato que influencia diretamente o valor de condomínio e sim a manutenção destes itens um condomínio com uma piscina apenas pode ter o mesmo valor que um que tenha, sala de jogos, academia, salão de festas e espaço mulher, pois são espaços que demandam menor custo de manutenção.

CONDOMINIO

“É antigo é caro, é novo é barato!”

Não é bem assim, o valor do condomínio é derivado de diversos fatores, desde a idade, claro, que pode levar a maiores cuidados na manutenção, mas também a quantidade de apartamentos, itens de lazer que geram maiores cuidados, segurança, conservação, numero de funcionários e etc.

Nos imóveis novos, é importante, novamente, ler o memorial descritivo para saber se as áreas comuns serão entregues decoradas e equipadas, pois estes gastos podem ser repassados aos moradores e irá impactar diretamente os primeiros meses de condomínio.

E outro detalhe que devemos avaliar bastante no condomínio são os serviços inclusos, pois muitas pessoas que moram em casas e vão para apartamento reclamam de pagar algo que não pagavam antes, mas também usam serviços ou tem cuidados que não tinham antes.

Vejo a questão da segurança como item primordial em um condomínio, só saber que tem uma pessoa olhando quando chego e quando saio já gera uma tranquilidade, pois como disse anteriormente, as maioria dos roubos a casas ocorre exatamente neste momento da abertura do portão, seja para chegar ou sair.

A COMPRA

Acredito que neste item a escolha vai mais além de ser novo ou velho e abrange o imóvel na planta ou em obras, são fases bem distintas e que existem riscos a serem observados e analisados.

O risco de atrasar a entrega do imóvel está ligado a quem compra um imóvel na planta e tem uma previsão da data de entrega que pode ser alterada em vários meses e pode provocar verdadeiros transtornos na programação do comprador.

Um imóvel em obras ainda pode ter atraso na entrega, mas uma olhada na data de lançamento e nas condições atuais da obra, com ajuda de um corretor ou alguém que REALMENTE entenda de construção irá lhe mostrar a real situação da obra.

Outro cuidado que você deve ter é examinar se a construtora tem outras obras entregues e qual a situação destas em relação a entregas, atrasos e reclamações.

Guardar todo o material impresso que foi divulgado, ter as plantas com as medidas do seu imóvel para poder comparar com o que está sendo entregue e o que foi prometido são cuidados para evitar receber imóvel com características ou acabamentos diferentes do acordado.

Com imóvel pronto além dos itens anteriores o cuidado maior deve estar na documentação pois somente após analise dos documentos do imóvel e dos vendedores é que se pode dar um parecer sobre a “saúde” do imóvel e evitar que caia em armadilhas das mais diversas, desde comprar de quem não é legitimo proprietário até comprar o que já está vendido para outra pessoa entre outros problemas possíveis.

Em termos de valores e negociação, os preços dos imóveis usados costumam ser menores do que os de imóveis novos (lançamentos ou recém entregues) de mesma metragem, porque paga-se a atualização do projeto, é mais ou menos como ocorre com um carro o mesmo carro  direto da concessionária será mais caro que o mesmo carro usado,

E o mesmo pensamento vale para conseguir um bom negócio, afinal muitas vezes com o mesmo valor de um carro 1.0 você compra outro com pouco uso, mais equipado e melhor motor, basta tomar as devidas precauções e fará ótimos negócios.

Projeto em fase de obra e recém entregues ainda com construtoras são também ótimas oportunidades de negociar, pois a construtora ainda mantém como base a tabela de lançamentos e seu maior desejo é vender e não ter despesas com condomínios após a entrega, neste ponto contar com ajuda de um bom corretor de imóveis que tenha acesso a diversas construtoras é certamente uma mão na roda.

LOCALIZAÇÃO   

                    

Bom, este ponto é certamente o mais pessoal possível, pois o que é uma localização ideal para mim, certamente não será para outra pessoa que tem rotina completamente diferente da minha.

Então este ponto é algo que deve ser colocado em seu projeto de compra e analisar os fatores que estão ligados a sua rotina e de sua família, as vezes morar perto da estação pode significar abrir mão da vaga ou de uma das vagas de garagem.

Procurar equalizar as distancias, a mobilidade, o acesso a serviços públicos, transportes, trabalho e lazer são certamente pontos primordiais para que VOCÊ saiba qual é a sua melhor localização.

Quando se compra imóvel para renda (seja locando ou vendendo) a localização é ponto principal a ser analisado do ponto vista comercial ou seja, estar em bairros bem localizados, de fácil acesso e conhecidos fazem toda a diferença, pois o que busca é retorno sobre o investimento o mais rápido possível.

Por questões lógicas, os bairros mais bem estruturados ou bem localizados como, por exemplo, jardins, higienopolis, Itaim Bibi entre outros são repletos de imóveis antigos, com poucos lançamentos ou projetos novos, exatamente pela falta de terreno e quando tem projetos novos, são bem valorizados.

FINALIZAÇÃO

Como você viu, passei por algumas informações que acredito irão te ajudar na escolha do seu imóvel, cada qual tem suas características e pontos positivos e negativos, mas a medida que você vai analisando em conjunto com o passo 2 do ebook (Passo a Passo Para Comprar Um Imóvel)que você recebeu, estará dando opções cada vez melhores de fazer bons negócios.

Ninguém começa a ver imóvel no sábado e compra no domingo, deve haver uma programação e analise dos seus desejos e anseios em termos de investimentos, conforto, mobilidade e qualidade de vida, então faça da compra uma compra bem estruturada, analise os projetos somente após ter certeza do que deseja comprar, das condições e dos itens que eventualmente pode abrir mão para se fazer um bom negócio.

Como sempre, este canal é seu, entre em contato, faça sua pergunta, critica, sugestão eelogios também serão bem vindos!

Obrigado, sucesso e boa semana.

Atenciosamente;

Marco Antonio e Equipe ALM

Blog: www.aoladodaestacao.com.br

Site: www.aoladodometro.com.br

CRECI-SP nº 094024


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

Imóveis Até 15 Minutos (a pé) Até Alguma Estação


TODO EMPREENDEDOR PRECISA TER UM WEBSITE 


*** GRÁTIS *** CURSOS DE MARKETING DIGITAL