HOME

Seguro De Incêndio Na Locação, Entenda!

Marco Antonio      quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Não vou dizer que é uma das maiores duvidas, mas certamente é uma das mais frequentes,  quando o futuro inquilino lê o contrato e encontra a clausula sobre o seguro de incêndio que deve ser contratada e fica na duvida se é ou não obrigatório contratar, bem, vamos conversar um pouco sobre isto;

O que percebo é que quando se fala em seguro, vem logo o pensamento de ser muito caro como todos os seguros no Brasil, mas na verdade não é tanto assim, fica por volta de 10% a 20% do valor do aluguel por ano, considerando apenas a cobertura básica.

 

Mas, sobre quem tem que pagar vale o que está no contrato, a lei do inquilinato em seu artigo  22, VIII, permite que seja repassado ao inquilino a obrigação de pagar o prêmio de seguro complementar contra fogo que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel.

 

O seguro contra incêndio, passa a ser do inquilino (locatário) somente se estiver uma clausula no contrato estipulando tal obrigatoriedade, entretanto não é obrigação do inquilino aceitar a contratação do seguro feito pela imobiliária, tendo o direito de fazer cotação em outra seguradora desde que a mesma seja indônea e esteja formalmente inscrita na SUSEP, mas em geral as imobiliárias tem parcerias com seguradoras e conseguem excelentes condições e dentro do valor do mercado, mas você pode fazer cotações e comparar.

 

Se tiver esta clausula no contrato de locação, preste atenção ao prazo dado para a contratação do seguro, pois sem dúvida, um incêndio é uma das últimas coisas que esperamos que aconteça com nossa casa, porém acidentes deste tipo acontecem e são mais comum do que se imagina, para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa de 2015 do Instituto Sprinkler o Brasil registrou uma média de 112 incêndios/mês.

Então atenção a clausula e ao seu cumprimento, pois a não apresentação do comprovante da contratação do seguro, sujeita o inquilino ao despejo pois o descumprimento desta clausula é infração de natureza grave ao contrato de locação, suscetível de sua rescisão em caráter definitivo.

 

Como funciona;

 

A cobertura contra incêndio é básica, portanto, é obrigatória em qualquer seguro residencial contratado, por exemplo se você fez um contrato para proteger seus bens móveis que estão dentro de sua moradia, certamente terá esta clausula contra incêndio e se não tiver clara fale com o corretor, ele irá te mostrar onde e o valor que está cobrindo,

 

O valor da cobertura tem que estar de acordo com o valor do imóvel locado para sua reconstrução em caso de sinistro e se não tiver a diferença certamente será cobrada de você ou de seus fiadores.

 

Ah, outra coisa que escuto são comentários de que o inquilino viu que no condomínio já está informando que existe um seguro contra incêncio e portanto ele não precisa fazer outro. Não é bem assim, o seguro condominial  protege o condomínio em caso de incêndio, assim, é indicado contratar também o seguro residencial, que irá garantir possíveis danos causados a terceiros, com uma cobertura adicional, e proteger a estrutura do imóvel e seus bens.

 

 Não existe a duplicidade no pagamento deste seguro, pois o seguro contra incêndio do apartamento locado nada tem a ver com o seguro contra incêndio do condomínio, são dois seguros diferentes, portanto, duas cobranças separadas, uma obrigatória (condomínio) e outra opcional (residencial).

 

Valor do seguro

Como mencionei no inicio a maioria está atenta aos caríssimos valor de seguros de automóveis, que acredita que um seguro residencial segue a mesma média de preço, mas não funciona assim.

 

A cobertura contra incêndio é uma das mais baratas em um seguro residencial, mas não custa

pesquisar, pois as seguradoras oferecem os mais diferentes “pacotes” de coberturas, estando entre as mais caras as que oferecem proteção contra roubo/furto de bens materiais e quebra de vidros.

 

Como fazer

 

Para contratar uma cobertura que inclui incêndio, é preciso fazer um seguro residencial e desta forma você pode simular a contratação em vários sites de seguradora e verificar a que melhor se adequa ao seu perfil e ao imóvel que está alugando.

 

E aproveite a pesquisa, pois as vezes por pequenos valores adicionais você terá outras coberturas e benefícios que podem te ajudar no dia a dia, no cano entupido, na chave perdia, na luz que não acende e outros pequenos imprevistos.

 

Grande abraço

Boas negociações.

Atenciosamente;
 

Marco Antônio e Equipe ALM

Blog: www.aoladodaestacao.com.br
Site: www.aoladodometro.com.br
CRECI-SP nº 094024


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

Imóveis Até 15 Minutos (a pé) Até Alguma Estação


TODO EMPREENDEDOR PRECISA TER UM WEBSITE 


*** GRÁTIS *** CURSOS DE MARKETING DIGITAL