Será que meu prédio pode desabar?

Marco Antonio      quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

MEU PRÉDIO PODE DESABAR?

Vemos muitas construções que são feitas sem nenhuma segurança ou conhecimento de engenharia e, infelizmente em alguns casos, tragédias acontecem.

Principalmente vemos acontecer em épocas de chuvas, mas quando isto acontece com um prédio e sem chuva, então temos que pensar com mais cuidado se estamos morando com segurança.

As vezes, no calor de realizar um sonho, não nos atentamos aos princípios básicos da segurança e porque não dizer, bom senso.

Não basta alguém saber “bater laje”, colocar tijolo sobre tijolo, fazer parede e etc. que pode construir um “predinho” sequer de dois andares, precisa, sim, de muito conhecimento técnico e estrutural, afinal se fosse só isto não precisaríamos de engenheiros.

Claro que a principal recomendação sempre é comprar de uma construtora legalizada, buscar informações sobre seus engenheiros, obras e situação jurídica, antes de colocar a família dentro de uma casa que pode virar pesadelo.

E como sempre insisto em dizer, compre por intermédio de um profissional imobiliário, um corretor de imóveis, devidamente credenciado, pois lhe dará mais de segurança, e exija que ele te apresente informações sobre a construtora e demais empresas envolvidas no projeto.

Quero neste artigo, passar algumas informações para que possa observar melhor seu condomínio e seu imóvel para buscar soluções o mais breve possível para evitar custos mais altos ou até mesmo uma grande tragédia.

Lembre-se:

"Prédio não desaba sem antes dar avisos. O que pode acontecer é que as pessoas não percebem ou não se dão conta da gravidade do problema", Kurt André Amann - coordenador do curso de engenharia civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Vamos ás dicas:

Atenção aos sinais;

Devemos estar atentos aos diversos sinais que antecedem grandes problemas, tais como rachaduras, trincas e fissuras.

Ideal é que em prédios antigos se estipule uma agenda periódica de inspeções e manutenções.

Sinais;

Problemas para fechar janelas e portas podem indicar problemas na estrutura da construção.

Surgimento de trincas e/ou rachaduras são preocupantes e se aparecerem em lajes ou vigas a cautela deve ser redobrada, pois são pontos importantíssimos da estrutura de uma construção.

 

Quando devemos fazer inspeções e manutenções?

Quanto mais antiga a construção com maior regularidade devem ser feitas as inspeções e manutenções.

Prédios com mais de 30 anos começam a ter uma exigência maior na sua atenção, pois assim como qualquer outro material sofrem os desgastes da idade e é indicado que se tenha uma espécie de “Check-up” geral da estrutura, instalações e equipamentos no mínimo a cada 10 anos, de acordo com informações do professor Paulo Sergio Lanzarotto (Faap).

 

Uso do prédio;

Pode até parecer obvio, mas nem sempre é o que acontece, um prédio projetado para ser residencial é diferente de um para finalidade comercial e quando este uso não é respeitado, alguns limites podem ser ultrapassados e colocar em risco a estrutura e a função de alguns equipamentos.

Portanto faça bom uso da destinação certa para evitar sobrecarga, sobrepeso ou obras que possam de alguma forma danificar a estrutura e colocar em riscos os usuários e/ou moradores.

 

O que fazer se detectar algo errado;

Se for morador de um condomínio o ideal é que se crie uma equipe de inspeção periódica para uma avaliação superficial dos possíveis sinais de deterioração ou instabilidades estruturais.

Vale, aqui, destacar que o síndico tem papel fundamental para prevenir acidentes nas edificações, pois ao exercer esta função tem para sí a responsabilidade civil e criminal pelo edifício.

Salientando também que o morador tem obrigação de comunicar sobre obras e quaisquer problemas, aqui relacionados, que surjam no imóvel.

Em se constatando alguma anormalidade pode-se acionar a Defesa Civil que irá proceder a inspeção e dependendo do caso adotar algumas ações.

Desde ações de interdição de moradia que aconteceria diante de uma possível fatalidade em curso até ações mais brandas como indicar a contratação de um profissional especializado que possa indivar os procedimentos necessários para sanar os problemas encontrados sejam estes de ordem elétrica, hidráulica ou estrutural.

Espero que tenha lhe ajudado, qualquer duvida eu e equipe estamos á disposição.

Grande abraço

Atenciosamente;
 

Marco Antônio e Equipe ALM

CRECI-SP nº 094024

Ultimos Artigos 



MELHORES LANÇAMENTO AO LADO DAS ESTAÇÕES

 

MELHORES LANÇAMENTOS AO LADO DAS ESTAÇÕES


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DAS ESTAÇÕES


MINHA CASA MINHA VIDA

MONOTRILHO LINHA PRATA


AO LADO DO METRÔ VILA PRUDENTE

MINHA CASA MINHA VIDA