HOME

Titulo De Capitalização Como Garantia De Aluguel ?

Marco Antonio      quarta-feira, 13 de junho de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Conhecendo a garantia Titulo de Capitalização.

Que tal passar no banco e pedir um fiador para alugar seu imóvel?

Não, nada de pedir ao seu amigo gerente do banco ser seu fiador e sim comprar um titulo de capitalização e oferecer como garantia do aluguel.

Nunca ouviu falar deste tipo de garantia?

Então abaixo fiz uma breve descrição com ajuda na nossa consultora de serviços específicos para este tipo de garantia, então lá vamos nós e ao final uma explicação dos principais termos usados na explicação.

Como funciona o título de Capitalização como fiança?

Funciona assim, caso o inquilino fique inadimplente, o proprietário ou a imobiliária poderá solicitar o resgate do título de capitalização que foi contratado e utilizar o valor para quitar os débitos não pagos.

Entretanto, com o término do contrato de locação, cumprindo com todas as obrigações enquanto inquilino, o mesmo poderá ter 100% da reserva de capitalização de volta em valores atualizados.

Ou seja o  título de capitalização é bastante parecido com uma caução, pois é um produto vendido por uma seguradora e o valor gasto nesse título ficará parado por um prazo pré determinado em uma conta dessa seguradora

 

Quanto custa o título de capitalização para aluguel?

O custo varia conforme o valor da caução negociada com o proprietário e a imobiliária, mas normalmente é exigida a contratação de um título de capitalização no valor de 6 a 10 vezes o aluguel mensal.

Por exemplo, para um imóvel no valor de 1.000 reais onde a exigência é uma caução de 6 vezes o valor do aluguel, você precisará contratar um título de capitalização no valor de 6.000 reais.

SEIS MIL REAIS!!!!  SOCORRO!!!......Ok...não parece muito bom, mas acho que é melhor analisar todos os pontos e ponderar se serve ou não para você.

Ah, antes de você ficar de cabelos em pé, mais um detalhe, esta conta não é padrão ela pode ser negociada, desde que o valor mínimo do titulo seja de R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

Acalmou-se?.....que bom então siga com a leitura.

Vantagens da contratação:

  • Não depender de um fiador para alugar. É isso mesmo! O título de capitalização substitui a figura do fiador
  • Serve para qualquer tipo de imóvel: É possível utilizá-lo como caução na locação de imóveis residenciais, comerciais, galpões, terrenos, prédios, etc.
  • Não será necessário comprovar renda para contratá-lo, nem mesmo se submeter a qualquer tipo de análise de crédito ou cadastro. Inclusive, restrições financeiras não será impedimento para a contratação, basta a quitação do boleto.
  • A contratação é rápida e simplificada, pois será necessário apenas assinar uma proposta e efetuar o pagamento de um único boleto, que são gerados com dados cadastrais básicos dos envolvidas na locação.
  • A renovação é automática, ou melhor, a reaplicação é feita de forma automática até o final do contrato de locação. Não sendo necessário que o inquilino pague por uma nova proposta.
  • Seu dinheiro de volta no final: Como a maioria dos títulos de capitalização, o de locação também prevê a devolução do valor referente a reserva de capitalização ao final da vigência para o Titular.
  • Participação em sorteios: o inquilino terá direito a participar de sorteios semanais concorrendo a prêmios em dinheiro.

 Desvantagens na contratação

  • É preciso pagar à vista, pois na capitalização para aluguel o título é do tipo PU (Pagamento Único), ou seja, paga-se o valor à vista no momento da contratação.
  • O proprietário é quem estipula o valor da caução, ainda assim, é possível negociar o valor da caução. O importante é chegar a um consenso para que todos os envolvidos fiquem satisfeitos com o valor acordado.
  • O rendimento não é satisfatório, desta forma, não espere rendimentos superiores aos investimentos tradicionais, o valor da reserva de capitalização é atualizado conforme a TR (Taxa Referencial) e os juros da poupança.
  • Tem desconto se resgatar antes do prazo: O título de capitalização é formatado para que você só o resgate ao final da vigência. Desta forma, se você ou o proprietário solicitar o resgate antecipado, o valor sofrerá um desconto.

 

Qualquer pessoa pode fazer?

Sim, serve para qualquer pessoa física ou até mesmo para empresas que desejam alugar um imóvel residencial ou comercial

 Interessante, caso o titular seja menor de idade, entre 16 e 18 anos, a venda de título de capitalização deverá ser em conjunto com seu representante legal.

 É proibida a venda de título de capitalização aos menores de 16 anos.

 

Importante

O titulo de capitalização deve ser feito somente com empresas idôneas e devidamente registrado na SUSEP, portanto,  como sempre ao “mexer” com dinheiro tenha atenção e verifique se a empresa está devidamente registrada.

Quais os Prazos do Titulo de Capitalização

Os títulos em geral são negociados em dois prazos diferentes, 12 meses e 15 meses, desta forma cabe direitinho dentro de qualquer tipo de contrato de locação.

O Título será cancelado na data do pagamento do resgate, cessando quaisquer direitos após esta data.

Sorteio

A maioria dos Titulos de Capitalização realizam sorteios durante todo o período de vigência.

E afinal o titulo de capitalização é bom ou ruim?

Assim como as demais garantias, não é nem bom nem ruim, tem vantagens e desvantagens as quais você deve avaliar e entender se para você é um bom negócio e também se o proprietário aceita este tipo de garantia, pois nem todos conhecem esta garantia eserá necessário que a empresa ou o profissional envolvido na locação explique o funcionamento e as garantias do locador nesta modalidade.

A equipe de atendimento do Ao Lado Do Metrô está sempre preparada para dar informações sobre o funcionamento de todas as formas de garantia tanto para o interessado quanto para o proprietário e intermediar a melhor solução, independente se irá ou não alugar um dos imóveis de nosso site ou direto ou mesmo de outra imobiliária.

Ao final, veja alguns termos mais comuns usados nesta explicação sobre esta forma de garantia, que é o Titulo de Capitalização!!

Grande abraço

Boas negociações.

Atenciosamente;

Marco Antônio e Equipe ALM

Blog: www.aoladodaestacao.com.br

Site: www.aoladodometro.com.br

CRECI-SP nº 094024

 

 

*************************************************************

 

Dicionário de Conceitos

 

Subscritor

Pessoa física ou jurídica que subscreve a proposta de compra, comprometendo-se a pagar o Título de Capitalização na forma prevista em suas Condições Gerais.

Titular

Pessoa física ou jurídica, proprietária do Título de Capitalização, a quem devem ser pagos, com exclusividade, os direitos garantidos pelo título.

Beneficiário

É a pessoa física indicada livremente pelo participante para receber os valores de benefício ou resgate, na hipótese de seu falecimento.

Renovação automática

É o procedimento de renovar automaticamente, ao final da vigência, o valor de resgate do Título de Capitalização, em nome do Locatário/Titular, dando origem a um novo Título, que permanecerá caucionado em garantia da locação, desde que se mantenham as Condições Gerais do Título inicial.

Pessoa Politicamente Exposta (PPE)

Refere-se aos “agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos cinco anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo (...). São considerados familiares os parentes, na linha direta, até o primeiro grau, o cônjuge, o companheiro, a companheira, o enteado e a enteada”


IMÓVEIS NOVOS E USADOS AO LADO DA ESTAÇÕES

 

Imóveis Até 15 Minutos (a pé) Até Alguma Estação


TODO EMPREENDEDOR PRECISA TER UM WEBSITE 


*** GRÁTIS *** CURSOS DE MARKETING DIGITAL